Diário de Bordo - Jonas

 

10/12/2005 – Ilhabela/Ubatuba (praia do Flamengo)

Hoje eu acordei sabendo que era um dia especial: começava hoje a sonhada viagem de um ano e dois meses pela costa do Brasil. Levantei rápido e desci as escadas. Ninguém na sala. Esperei um pouco e as pessoas que estavam comigo desceram: minha irmã Carol, meu tio Celso, minha tia Edilene, minha prima Giulliana, meu avô Armindo e minha avó Sãozinha.

Assim que todos desceram, fomos para a praia do Pindá, local onde estava combinado de nos encontrarmos com meu pai (que dormiu no barco) e outros amigos que viriam se despedir de nós. Chegando lá, já encontramos gente nos esperando: as amigas Jane, Bia e Sophia, que deram (e emprestaram) vários livros.

Depois chegaram os amigos Luís, Mariana, Nishi, Renata, Stefano, Cláudia, Nelson, Cristina, Amanda, Ubiratã, Gabriel e Viviane Faure, Daniel, Renato, Guilherme e Clélia Campello e vários outros. Me diverti muito jogando ping-pong, “Hora do Rush” (um jogo que ganhei da Cristina).

Depois disso, içar velas!!! Saímos com um vento bem forte pela popa e velejamos rapidamente até a praia do Flamengo em Ubatuba. Chegando na Ponta Grossa, o motor foi ligado, porém parou de refrigerar e tivemos de desligá-lo e rebocar o Fandango até a poita com o botinho.

Depois de esperar um pouco, chegaram o Daniel, a Clélia, o Renato e o Guilherme (Gui), que vieram jantar no Fandango.

Após esse primeiro dia de viagem, eu percebi que não vai ser nada fácil a vida daqui para a frente, mas vai valer a pena com certeza.

 

11/12/2005 – Ubatuba (praia do Flamengo)

Logo que acordei hoje, ouvi o Daniel e o Gui me chamando. Disse bom dia a meu pai, subi rapidamente ao cockpit e vi os dois a bordo de seu barco, o Magellan. Depois de um café da manhã reforçado, o Renato, o meu pai e o Daniel foram fazer caça submarina e eu e o Gui fomos atrás de bote. O resultado da caça não foi bom: não pegamos nem um resfriado! Em compensação, o almoço foi uma ótima picanha feita na churrasqueira de bordo.

Brincamos muito e às 16:10 hs os primeiros amigos a nos visitar foram embora.

De noite não fizemos muita coisa: jantamos, meu pai deu uns telefonemas, lemos um pouco do sexto livro da série Harry Potter e depois peguei no sono (“ZZZZ”).

 

12/12/2005 – Ubatuba (praia do Flamengo)

Hoje o dia foi quase tudo trabalho. Meu pai consertou o motor e arrumou um problema com o computador enquanto eu e minha irmã fomos à praia e lemos um pouco. À noite, nós jantamos uma deliciosa picanha com miojo e meu pai me ensinou a fazer a picanha na churrasqueira e lemos Harry Potter até meu pai pegar no sono.

 

13/12/2005 – Ubatuba (Saco da Ribeira)

Hoje, logo cedo, meu pai me ensinou a amarrar as defensas e atracar diretamente em pieres. Saímos do Flamengo ainda de manhã e, assim que chegamos no Saco da Ribeira, saímos do barco e fomos comprar as coisas que precisávamos: facas, pratos, um cobertor, canetas (é com uma delas que estou escrevendo) e gelo. Ainda fomos pegar o carro na casa de um amigo, o Adelson, e fomos à cidade ver o filme “As Crônicas de Nárnia” que é muito bom. Foi um dia bem movimentado.

 

14/12/2005 – Saco da Ribeira, Ilha Anchieta e Flamengo

Hoje eu e meu pai saímos para fazer as compras que faltavam e depois fomos para a Ilha Anchieta. O lugar é lindo, tem águas límpidas, muitas árvores e animais (lá tem marimbondos de 5 cm de comprimento!).

Ficamos um tempo lá aproveitando o dia, mas o tempo fechou e nós voltamos para o Flamengo. Lá, meu pai tentou caçar na costeira norte da enseada, onde nunca havíamos caçado e pegou o primeiro peixe da viagem (aleluia!). À noite comemos o peixe (um badejo) e ele estava ótimo. Como acompanhamento comemos arroz e uma feijoada em lata deliciosa. Após o jantar lemos Harry Potter e eu caí no sono.

 

15/12/2005 – Flamengo, Ilha Anchieta e Saco da Ribeira

Assim que acordei hoje, saímos para a Ilha Anchieta e lá fizemos duas trilhas. Na primeira, fomos até uma represa no alto da ilha, depois descemos a mesma trilha e vimos uma turbina de gerador hidrelétrico, que até que é pequena. Na segunda trilha fomos à um lugar lindo chamado Saco Grande passando pelas ruínas de uma antiga vila e de um quartel. Na volta vimos um casal de quatis adultos com 4 filhotes lindos!

Depois demos uma carona ao Elton (o monitor) para o Saco da Ribeira, onde vimos uma traineira carregada. Alguns amigos chegaram e comemos um ótimo sashimi na lanchonete do nosso amigo Hisashi. Brinquei muito e vi outra traineira com 5 cações-martelo de 1,50 metros de comprimento e, para fechar o dia com chave de ouro, um tubarão-martelo de 4 metros de comprimento e 500 quilos !!!

Depois disso, fui para o barco, não agüentei e dormi como uma pedra.

 

16/12/2005 – Saco da Ribeira - Flamengo

Hoje de manhã eu e meu pai saímos para comprar gelo no Hisashi, voltamos para o barco e ficamos arrumando coisas até a namorada do pai, a Lu, chegar. Antes disso, meu pai acabou se sentando na tampa do tanque de água e esta quebrou-se. Conseguimos consertar e a Lu chegou.

Depois disso fomos para o Flamengo, vimos uma tartaruga, brincamos e eu acabei pegando no sono.

 

17/12/2005 –Flamengo

Quando acordei, vi que todos estavam de pé e tomei um bom café (epa! rimou!), depois dei comida para os peixes, meu pai foi para uma regata e eu, a Lu e a Carol fomos para a praia onde conhecemos três garotas: a Luiza, a Fal e a Isabela e nós brincamos muito. Depois foram visitar o Fandango e fomos novamente para a praia. Lá vimos um guaiamum com 30 cm de envergadura!!!

À noite eu e a Carol voltamos para o Fandango e eu, que estava cansadíssimo, rapidamente peguei no sono.

 

18/12/2005 – Flamengo - Saco da Ribeira

Assim que acordei hoje, percebi que estávamos soltos, entre o Flamengo e a ponta da Espia. Meu pai tinha decidido pescar fora da enseada. Não pescamos nada, mas uma chuva pesada caiu e voltamos para o Flamengo.

Depois que a chuva passou, fui para a praia e brinquei muito.

Meu pai correu uma regata e pegou primeiro lugar, fomos para a premiação e comemos “Hisashimi”. À noite eu brinquei com uns cachorros de papel que fiz e peguei no sono.

 

19/12/2005 – Flamengo - Saco da Ribeira – cidade de Ubatuba

Fazem nove dias desde que a viagem começou e eu estou adorando! Hoje, por exemplo, nós fomos ao projeto Tamar de Ubatuba, onde vimos tartarugas de até 1,20 metros, fizemos compras na cidade, almoçamos no restaurante “Refúgio da Louca” (que é muito bom) e fomos no aquário, onde vimos peixes imensos! Voltamos para o barco, jantamos, lemos Harry Potter e eu dormi.

 

20/12/2005 – Flamengo – praia das Sete Fontes – praia de Santa Tereza

De manhã, decidimos ir para a praia das Setes Fontes e para a de Santa Tereza. Em Sete Fontes nós pegamos um badejo e pedimos para o pessoal do quiosque prepará-lo. Além do peixe pedimos batatas fritas e lula. O peixe estava maravilhoso e a batata frita sem igual. A lula também estava ótima. Depois de brincar muito fomos para a praia de Santa Tereza onde nadamos e brincamos muito. Na volta para o Flamengo nós testamos o suporte do motor de popa e pegamos uma baita chuva na cabeça.

Assim que a chuva passou, eu e a Carol pegamos o bote e fomos para a praia, onde eu a ensinei a fazer as pedras quicarem na água e ela viu uma raia. De volta ao Fandango jantamos, lemos Harry Potter e eu dormi.

 

21/12/2005 – Flamengo - praia das Sete Fontes

Fomos à praia das Sete Fontes novamente só que, desta vez, fomos por uma trilha que sai do Flamengo e passa por cima do morro até chegar à praia das Sete Fontes. A trilha era muito íngreme, o que tornou a caminhada difícil. Chegando lá, novamente comi a deliciosa batata frita e brinquei com a Carol uma boa parte da tarde. Voltamos para o Flamengo e, aqui, brincamos mais ainda.

De noite eu fiz um miojo para todo mundo e lemos Harry Potter.

 

22/12/2005 – Flamengo - Saco da Ribeira – cidade de Ubatuba

Na parte da manhã e da tarde (até as 4 horas) nós ficamos no Flamengo brincando na praia e nadando (almoçamos aqui também). Depois fomos para a cidade e lá fizemos as compras dos presentes de Natal que faltavam. Na volta para o Saco da Ribeira, paramos num posto de gasolina. Quando chegamos no Saco da Ribeira comemos outro “Hisashimi” e, depois disso, voltamos para o Flamengo.

No caminho vimos os noctilucas, um tipo de plâncton que brilha quando há movimentos na água. No Flamengo lemos Harry Potter (isso já está virando rotina) e dormimos.

 

23/12/2005 – Flamengo

De manhã nós trabalhamos na arrumação do barco, mas não chegamos a terminar tudo quando resolvemos ir para a praia. Brincamos muito de guerra de algas (e eu ganhei!!!) e eu construí uma cidade de areia suspensa em galhos. Depois disso meu pai ajudou um homem que estava com problema no motor do bote e ele nos convidou para comer um churrasco. Estava delicioso e depois do churrasco brincamos mais ainda nadando. Na parte do final da tarde e da noite nós continuamos a arrumação e lemos Harry Potter. Fomos dormir cedo, pois amanhã teremos que acordar às seis da manhã para ir para São Paulo.

 

24/12/2005 – Flamengo – Saco da Ribeira – São Paulo

Hoje nós fomos para São Paulo, almoçamos na casa do meu avô Armindo, jantamos na casa da Lu e dormimos na casa do meu avô Guilmar, minha avó Ynaiê e minhas tias Magali e Marilena.